Guarde o chapéu-de-sol: Chuva e a trovoada regressam já esta quinta-feira

IPMA prevê ainda uma descida gradual da temperatura.

A chuva e a trovoada regressam esta quinta-feira a Portugal continental, poucos dias antes do final do verão. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda uma descida gradual da temperatura.

Num comunicado emitido esta quarta-feira, o IPMA explica que, a partir desta quinta-feira, são esperados aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada. Este quadro meteorológico persistirá até sábado.

"A precipitação mais intensa será mais provável a partir da manhã, evolui do litoral para o interior e pode ser acompanhada de trovoada. O vento soprará por vezes forte, em especial nas terras altas, com rajadas em particular no dia 18", refere o IPMA, que prevê ainda uma descida gradual da temperatura, sobretudo amanhã, que pode atingir entre cinco e oito graus de diferença nas regiões do interior.

Também a agitação marítima na costa sul do Algarve deverá aumentar na tarde de sexta-feira, com ondas de sudoeste que podem vir a atingir os 2,5 metros.

"Esta situação será causada por bandas de precipitação associadas a uma depressão que se irá localizar a cerca de 600 quilómetros a norte da Madeira (…) e que se irá deslocar para leste, passando a localizar-se a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da região de Lisboa", refere a mesma nota.