Economia

Marco Galinha já controla Global Media

Dono do grupo Bel comprou 40% da Global Media por quatro milhões de euros. 

Tal como o SOL havia anunciado, em primeira mão, na sua edição de 18 de julho, o empresário Marco Galinha, dono do grupo Bel, comprou 40% do grupo de comunicação social Global Media (que detém títulos como Diário de Notícias, Jornal  de Notícias e O Jogo ou a rádio TSF). O negócio ficou fechado por quatro milhões de euros.

Marco Galinha fica agora no controlo das participações da Global Media até aqui detidas pelo BCP (cerca de 30%) e pelo Novo Banco (que detinha 10,5% da empresa).

A informação do negócio chegou através de um comunicado enviado por email aos trabalhadores, onde pode ler-se que «os acionistas do Global Media e o Grupo Bel chegaram hoje [quinta-feira] a acordo para a entrada deste na estrutura acionista da empresa. Esta parceria, que será formalizada após a conclusão dos devidos procedimentos, visa o relançamento estratégico de um dos principais grupos de referência da comunicação social em Portugal, num momento desafiante para o setor e para o país».

Entretanto, a primeira medida tomada passou pela nomeação de António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), para o cargo de chairman da Global Media, substituindo Pedro Soeiro, que ocupou o lugar deixado vago há semanas por Daniel Proença de Carvalho.