Descobertos ovos de dinossauros com 68 milhões de anos nos Pirenéus

Especialistas acreditam que podem vir a ser encontrados embriões.

Uma equipa de paleontólogos, portugueses e espanhóis, estão a escavar uma jazida onde foram encontrados ovos de dinossauro com 68 milhões de anos, perto dos Pirenéus, em Espanha, disse um dos investigadores.

"É uma jazida que tem 68 milhões de anos e 30 ovos de dinossauro, mas prevemos que possa ter quatro ninhos diferentes e mais de 100 ovos", adiantou Miguel Moreno-Azanza, especialista em ovos de dinossauro, à agência Lusa.

Os paleontólogos pensam que os ovos pertencem a dinossauros saurópodes tiranossauros, herbívoros quadrúpedes com caudas e pescoços longos, que podem chegar a 30 metros de comprimento.

A equipa acredita que, dado o estado de conservação, "podem vir a ser encontrados embriões, que seriam os primeiros descobertos em Espanha e pertenceriam aos últimos dinossauros da Europa".

A jazida foi encontrada no final de 2019 por José Manuel Gasca, paleontólogo espanhol durante um treino de corrida todo o terreno, mas devido às retições impostas devido à covid-19, só esta semana é que arrancaram as escavações

A equipa de especialistas é composta por investigadores da Universidade Nova de Lisboa e do Museu de Lourinhã, em Portugal, e do Grupo Aragosaurus da Universidade de Saragoça, em Espanha.