Desvendado mistério de aldeia com falhas de net todos os dias à mesma hora

Nem o engenheiro mais ‘xpto’ parecia conseguir resolver o problema, que afinal tinha uma solução muito ‘analógica’, que só foi descoberta 18 meses depois.

Todos os dias às 7h da manhã – dir-se-ia, ironicamente, de uma pontualidade britânica – a aldeia de Aberhosan em Powys, no País de Gales, ficava sem internet.

A situação permaneceu sem explicação durante 18 meses, houve troca de equipamentos, estudos de equipas especializadas, mas só agora foi desvendado o mistério.

Durante ano e meio, apesar das repetidas visitas de engenheiros para detetarem e corrigirem a falha, o problema mistério permanecia. Os testes que foram sendo feitos provavam que a rede estava a funcionar bem, mas mesmo assim os cabos de rede foram substituídos. E mesmo assim o problema não ficou resolvido.

Depois de esgotadas todas as possibilidades – que incluíram trazer ao local uma equipa especial de engenheiros – fez-se um teste final, para avaliar a possibilidade de a falhar estar a ser causada por um fenómeno conhecido como Shine [Single High-level Impulse Noise], uma espécie de ruído elétrico proveniente de um aparelho e que pode interferir na ligação à banda larga.

Com a ajuda de um medidor – chamado Spectrum Analyzer – conseguiram detetar o tal Shine e descobrir a origem do sinal que deitava a net de toda a aldeia abaixo, que tinha origem numa casa. 

Depois foi só descobrir o que acontecia todos os dias às 7h da manhã naquela casa da aldeia.

"Era exatamente a essa hora, que um casal residente na aldeia ligava a sua velha televisão, que ao arrancar deitava abaixo a banda larga de toda a aldeia", explicou o engenheiro da operadora, citado pela cadeia de televisão BBC.

Verdadeiramente embaraçado, o casal, que pediu para não ser identificado, prometeu não voltar a ligar a velhinha televisão. Desde então, não houve registo de qualquer outra falha na net.