Parlamento. Não há dados sobre desperdício alimentar

O PEV considera “angustiante que se deitem literalmente fora um conjunto significativo de alimentos que poderiam contribuir para satisfazer necessidades básicas alimentares de uma parte da população”.

Inquérito nacional
Os Verdes entregaram, no Parlamento, um projeto de lei que visa a realização de um inquérito nacional sobre o desperdício alimentar. O objetivo é conhecer a dimensão real do “nível de perdas alimentares em Portugal”.

“Angustiante”
O PEV considera “angustiante que se deitem literalmente fora um conjunto significativo de alimentos que poderiam contribuir para satisfazer necessidades básicas alimentares de uma parte da população”. O projeto de lei refere ainda que, do ponto de vista ambiental. "É doloroso que sejam esbanjados recursos naturais para produzir bens alimentares que depois acabam no lixo. Os impactos ambientais das diferentes fases da cadeia alimentar poderiam ser significativamente reduzidos se não se verificassem altos níveis de desperdício”

Falta de dados
O diploma alerta que “não existe um conhecimento aproximado, quando mais rigoroso, daquela que é a realidade concreta do desperdício alimentar nas várias fases da cadeia alimentar”. O PEV admite que a realização deste estudo “não é tarefa fácil”, mas considera indispensável ter “um conhecimento efetivo sobre a dimensão do desperdício alimentar”.