“A aplicação Stayaway Covid devia-me ter alertado. E não alertou”, critica Rio

Presidente do PSD esteve presente no Conselho de Estado, na passada terça-feira, no qual também esteve presente o conselheiro António Lobo Xavier, que se encontra infetado com o novo coronavírus.

Pouco depois de ser conhecido que Rui Rio testou negativo para a covid-19, o líder do PSD utilizou as redes sociais para criticar o funcionamento da aplicação StayAway Covid.

Recorde-se que o presidente do PSD esteve presente no Conselho de Estado, na passada terça-feira, no qual também esteve presente o conselheiro António Lobo Xavier, que se encontra infetado com o novo coronavírus.

"Uma vez que estive na reunião do Conselho de Estado a aplicação 'Stayaway Covid' devia-me ter alertado. E não alertou", escreveu Rio no Twitter, criticando assim a aplicação promovida pelo Governo e pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A aplicação permite rastrear, de forma anónima, as redes de contágio por covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus, depois de a pessoa infetada colocar um código correspondente na app.

De realçar que todos os que estiveram presentes no encontro já começaram a ser testados. Já esta segunda-feira, fonte oficial da Presidência da República revelou à agência Lusa que o Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, foram testados e o resultado deu negativo.

A mesma fonte adiantou ainda que os testes realizados a outros cinco conselheiros de Estado – os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã – também deram negativo.

Também a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que esteve presente, testou negativo para a covid-19, mas irá manter-se em isolamento até terça-feira.

{relacionados}