Surto de covid-19 em embarcações de Peniche com 20 infetados

Estão 19 tripulantes e um trabalhador dos Estaleiros Navais de Peniche infetados.

Há um surto de covid-19 em embarcações de pescas estrangeiras em Peniche. Os infetados são 19 tripulantes e um trabalhador dos Estaleiros Navais de Peniche, revelou o delegado de saúde do concelho do distrito de Leiria à agência Lusa.

O delegado, Renato Martins, disse que “os primeiros casos foram detetados na penúltima semana, depois de os tripulantes terem concluído o seu trabalho e, em virtude de irem regressar ao seu país de origem de avião, foram testados”. Foram testados 48 tripulantes estrangeiros de quatro embarcações que estavam nos Estaleiros Navais de Peniche. A maioria dos tripulantes é de países africanos e da Oceânia.

Renato Martins garante que “o surto está controlado” e explicou que “como as instalações dentro dos navios são exíguas e não há distanciamento, foram identificados 19 casos confirmados”. Os tripulantes que estão negativos vão permanecer dentro dos navios e os positivos foram realojados pela Proteção Civil em residências na cidade.

As autoridades vão alargar ainda o número de testes aos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Peniche por os navios estarem a ser reparados. Dos 15 funcionários que já foram testados, um acusou positivo. Esta semana estão a ser feitos mais dez testes.