Novo presidente do TdC tinha sido afastado por Vítor Caldeira de cargo que ocupava há 25 anos

Em fevereiro deste ano, Vítor Caldeira decidiu afastar José Tavares do cargo de diretor-geral, que desempenhava desde 1995, e de outros cargos por inerência de funções.

O novo presidente do Tribunal de Contas (TdC), José Tavares, tinha sido afastado em fevereiro deste ano do cargo de diretor-geral daquele tribunal, que desempenhava há 25 anos, por Vítor Caldeira, que agora deixa a liderança do TdC, avança o Observador.

Recorde-se que, tal como o SOL avançou este fim de semana, Vítor Caldeira foi informado pelo primeiro-ministro, por telefone, dois dias antes do fim do mandato, de que não seria reconduzido no cargo. António Costa disse esta terça-feira que não compreende o “enorme alarido” à volta do afastamento de Vítor Caldeira e explicou que a decisão com o argumento de que “não deve haver lugar a renovações” neste tipo de funções. À noite, uma nota da Presidência da República dava conta de que José Tavares, juiz conselheiro do mesmo Tribunal, tinha sido o escolhido para o cargo. A nomeação foi feita por Marcelo Rebelo de Sousa sob a proposta de António Costa.

O Observador avança que, em fevereiro deste ano, Vítor Caldeira decidiu afastar José Tavares do cargo de diretor-geral, que desempenhava desde 1995, e de outros cargos por inerência de funções, uma vez que o agora presidente do TdC era também chefe de gabinete de Vítor Caldeira e do presidente do Conselho Administrativo daquele Tribunal. Uma informação confirmada pela texto disponível no site do TdC e no Linkedin de José Tavares, que na altura tomou posse como juiz conselheiro do Tribunal e foi substituído por Paulo Nogueira da Costa no cargo de diretor-geral.

Escreve o mesmo jornal que a decisão de Vítor Caldeira foi apresentada como uma renovação, tendo em conta que José Tavares ocupava aquele cargo há cerca de 25 anos. Já Rui Pedro Mourato foi nomeado a 18 de fevereiro para o cargo de chefe de Gabinete do presidente do TdC.

Esta terça-feira à noite, depois de ser conhecido o nome de José Tavares para a liderança do Tdc, o Observador avançava ainda que este tinha sido referido no inquérito das Parcerias-Público-Privadas (PPP) como sendo muito próximo do ex-secretário de Estado de Sócrates Paulo Campos, um dos principais suspeitos na investigação.

De realçar que o agora presidente do Tribunal de Contas nomeado pelo Presidente da República recebeu já a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Mérito.

{relacionados}