DGS desaconselha uso de parques infantis

Equipamentos “nem sempre são devidamente higienizados entre utilizações”, explicou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, defendeu, esta quarta-feira, que os parques infantis comportam "riscos acrescidos" e desaconselhou a sua utilização, justificando que os equipamentos "nem sempre são devidamente higienizados entre utilizações".

"Os parques infantis constituem um equipamento lúdico, mas que encerram por si só riscos porque podem levar a uma grande aglomeração de crianças sem regras. Continuamos a não aconselhar a sua utilização na atual situação epidemiológica. Os equipamentos nem sempre são devidamente higienizados entre utilizações e o controlo da mobilidade entre crianças dentro do parque também não está assegurado", disse Graça Freitas, na conferência de imprensa.

A diretora-geral da Saúde lembrou que "a maior parte das crianças não usa máscara e no exterior também não está recomendado esse uso", razão pela qual pediu "muita parcimónia".

"Há relvados, há parques públicos (…) onde as crianças podem brincar. Consideramos que um parque infantil encerra um risco acrescido que se calhar não vale a pena ter”, sublinhou, sugerindo que as crianças “podem divertir-se ao ar livre em outros espaços em segurança".