Ministro da Saúde brasileiro está infetado com covid-19

O Ministério da Saúde não avançou, para já, mais detalhes sobre o estado de saúde do ministro.

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, está infetado com o novo coronavírus, como confirmou esta quarta-feira a assessoria de comunicação da tutela à agência Lusa, não adiantando mais pormenores sobre o estado de saúde do ministro, que ocupa o lugar desde maio.

Eduardo Pazuello foi criticado também esta quarta-feira pelo Presidente do Brasil, que desautorizou uma declaração para a compra de 46 milhões de doses de Coronavac, uma vacina que está na terceira fase de desenvolvimento para combater o novo coronavírus, que está a ser testada desde julho no país em parceria com o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, em São Paulo.

"Houve uma interpretação equivocada da fala do ministro da Saúde, em momento algum a vacina [Coronavac] foi aprovada pela pasta, pois qualquer vacina depende de análise técnica e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), depende também da câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Semed) e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec)", afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde do Brasil, Elcio Franco.

"Não há intenção de compra de vacinas chinesas. A premissa para a aquisição de qualquer vacina prima pela segurança e eficácia, ambos conforme a aprovação da Anvisa, produção em escala e preço justo", concluiu o técnico do Governo brasileiro.