Famílias reforçam depósitos: há 158,1 mil milhões de euros nos bancos

Montante voltou a aumentar em setembro, diz Banco de Portugal. Tinha recuado em agosto.

A pandemia de covid-19 levou a que as famílias portuguesas reforçassem os seus depósitos nos bancos. Esta é, aliás, uma tendência que tem crescido desde março e que só registou recuo no mês de agosto. Segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizam 158,1 mil milhões de euros no final do mês de setembro. A taxa de variação anual (tva) foi de 7%, um valor 0,2 pontos percentuais ao registado no mês anterior.

Segundo o banco liderado por Mário Centeno, em setembro, os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras apresentaram uma taxa de variação anual de 8,4%, 0,6 pontos percentuais superior ao mês de agosto.

“Destacou-se a evolução dos empréstimos às micro e às pequenas empresas, cujas tva aumentaram 0,7 pontos percentuais e 1,3 pontos percentuais para 15,5% e 11,8%, respetivamente”, diz o Banco de Portugal.

No que diz respeito aos empréstimos a particulares para habitação a tva foi de 0,2%, uma subida de 0,2 pontos percentuais face ao mês de agosto. Nos empréstimos para consumo, a tva situou-se nos 2,7%, um decréscimo de 0,9 pontos percentuais quando comparada ao mês anterior.