Manuel Heitor: “Estou ótimo. Nunca tive sintomas e ontem testei negativo”

Ministro sublinha que ao ter estado infetado se apercebeu que estamos “mergulhados numa ignorância coletiva”.

Manuel Heitor: “Estou ótimo. Nunca tive sintomas e ontem testei negativo”

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou, esta terça-feira, que ontem realizou um novo teste à covid-19 e que o resultado foi negativo.

"Estou ótimo. Nunca tive sintomas, ontem [segunda-feira] testei negativo", disse o ministro à margem de um encontro com os dirigentes da Federação Académica do Porto, a sua primeira reunião presencial, depois de ter testado positivo ao novo coronavirus.

"Eu não tive sintomas, portanto, mal senti o vírus, mas obviamente que o que percebi é que estamos mergulhados numa ignorância coletiva”, afirmou, defendendo que o "único verdadeiro campo de batalha" para combater a covid-19 é "o conhecimento".

E acrescentou: "Toda a evidência científica mostra que vão continuar a aumentar [as doenças zoonóticas], agora é o SARS-CoV-2, [depois] poderá vir outra. Portanto, isto exige certamente mais conhecimento porque sabemos muito pouco".

Para Manuel Heitor o combate à pandemia "não passa" por negar a sua existência, sublinhando que os "governos fazem-se para resolver os problemas". Aliás, prosseguiu o ministro, é nesse sentido que marcou presença naquele encontro com a federação representante dos estudantes no Porto, para "perceber o que se passa, mas sobretudo, fazer mais e melhor".