Fafe declara estado de emergência devido à evolução da covid-19 no concelho

 O município está em 20.º lugar na lista dos municípios da região Norte com maior taxa de progressão da covid-19.

O presidente da Câmara de Fafe anunciou, esta quinta-feira, que o concelho está em estado de emergência municipal devido à grande “evolução” do número de novos casos de covid-10 e à “rapidez” de propagação do vírus.

"Nunca tivemos, desde o início da pandemia, uma situação como a que estamos a viver", disse o autarca Raul Cunha, num vídeo publicado nas redes sociais, depois de revelar que o concelho registou um aumento de 195 casos nos últimos sete dias, aumentando para 567 o número de casos acumulados desde o início da pandemia. O município está em 20.º lugar na lista dos municípios da região Norte com maior taxa de progressão da covid-19.

Face a esta situação, esta quarta-feira, a Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu e decidiu declarar o estado municipal de emergência.

O autarca disse que o principal fator de contágio é a aglomeração de pessoas e anunciou que haverá um aumento de fiscalização policial nas ruas. No fim de semana e na segunda-feira, os cemitérios dos concelhos também não vão abrir como estava previsto.

A Comissão Municipal de Proteção Civil irá estar em "contacto permanente" para avaliar a evolução da situação e tomar, "com tranquilidade e rigor, as medidas que se vierem a revelar necessárias".