Portugal com oito empresas na maior feira internacional da China

A China International Import Expo (CIIE) realiza-se em Xangai no início de novembro. A edição anterior potenciou um volume de negócios de cerca de 60 mil milhões de euros.

Portugal vai ser representado por um grupo de oito empresas, de vários setores, na terceira edição da mais importante feira internacional chinesa, a CIIE, China International Import Expo 2020, que se realiza em Xangai, entre 5 e 10 de novembro.

Da participação portuguesa na CIIE de Xangai fazem parte as empresas Somelos, Lameirinho, Grupo AGPMeat, Maporal, João Portugal Ramos, Mariano Shoes, Cordex e ainda a agência de viagens Abreu.

Duas empresas de referência espanholas do setor alimentar, a Bodegas Baron e a Alexevia, vão também participar na China International Import Expo a partir de Lisboa.

As empresas lusas vão participar através da plataforma de marketplace criada pelo banco chinês ICBC (Industrial Comercial Bank of China) denominada BMM, Business Matchmaking.

A BMM operará pela primeira vez nestes moldes e magnitude, e vai permitir o matchmaking no universo de 8,1 milhões de clientes corporativos do ICBC.

A plataforma assegura a exposição de produto, as negociações por vídeoconferência, e a celebração de acordos ou contratos, ultrapassando as restrições de deslocação impostas pela pandemia da covid-19.

Presente na China desde 2006, o grupo internacional Prosperous Alliance foi designado pelo ICBC para coordenar a seleção de empresas, de setores de exportação tradicionais, do ecossistema industrial português.

Sublinhe-se que a edição anterior da feira gerou um volume de negócios de cerca de 60 mil milhões de euros, ao longo do ano seguinte.