Economia

Prisa já vendeu a totalidade da posição na Media Capital

Negócio totalizou os 36,85 milhões de euros.

A Prisa já vendeu a totalidade da posição que tinha na Media Capital, no total de 64,47%. Esta última parcela foi vendida por cerca de 12 milhões de euros, num negócio que totalizou os 36,85 milhões de euros.

“Informa-se que a Vertix, SGPS, S.A., subsidiária a 100% da Prisa, concluiu nesta data a execução do processo de alienação das suas participação (representativa de 64,47%) na sociedade portuguesa cotada Grupo Media Capital SGPS, S.A.”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), onde a empresa acrescenta que a operação “foi realizada através de transferências de blocos de ações independentes por um preço total de 12.117.127,78 euros”.

A Prisa fica assim totalmente desvinculada da Media Capital uma vez que esta transação “é o culminar do processo de desinvestimento da Prisa no setor audiovisual, em concordância com o plano da empresa para se focar na educação estratégica e ativos de média”.

Recorde-se que esta segunda-feira a empresa espanhola informou ter concretizado a venda de 43,27% da dona da TVI. Ficavam a faltar os 21,2% restantes, concretizados esta terça-feira.

Ainda esta segunda-feira a Triun, de Paulo Gaspar – filho do presidente da Lusiaves – concretizou a entrada como acionista da dona da TVI. No total, o empresário comprou 23% da empresa, um valor que 3% acima do que estava previsto anteriormente.

Em comunicado enviado à CMVM, a Media Capital diz que o grupo adquiriu “um total de 19.437.996 de ações, representativas de 23%” da dona da TVI.

Mas não só. Também a Biz Partners, um consórcio de vários investidores e onde se inclui Tony Carreira concretizou a compra de 11,97% da Media Capital. “A transação foi levada a cabo através de transferências de blocos de ações independentes por um preço total de 24.732.919,96 euros”, informa a Prisa.

Recorde-se que, em setembro, a Prisa anunciou a venda da sua participação na Media Capital a vários investidores.