Itália em recolhimento obrigatório a partir de quinta-feira

Primeiro-ministro italiano deve impor ainda mais medidas para conter a covid-19, como o fecho dos centros comerciais aos fins de semana.

A partir das 22h00 de quinta-feira, os cidadãos italianos devem respeitar o recolher obrigatório a nível nacional como consta do decreto assinado esta terça-feira à noite pelo primeiro-ministro de Itália, Giuseppe Conte.

O primeiro-ministro deve ainda anunciar outras medidas restritivas mais tarde, como por exemplo, o fecho dos centros comerciais aos fins de semana.

Recorde-se que, na segunda-feira, Giuseppe Conte alertou no parlamento que o governo deveria impor “limites à circulação de pessoas”, referindo-se à imposição de um recolher obrigatório noturno.

Itália deverá ainda definir “três zonas de risco” que serão alvo de medidas restritivas de gravidade gradual. A decisão de quais devem ser essas regiões fica à responsabilidade do Ministério da Saúde italiano, que vai ter em conta fatores como o índice de transmissão do vírus, a presença de focos de contágio e a taxa de ocupação de camas nos hospitais.