PGR confirma buscas em clubes de futebol devido a suspeitas de corrupção desportiva

Clubes em causa serão o Benfica e o Santa Clara.

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta segunda-feira, em vários locais do país, incluindo sedes de clubes, devido a suspeitas de corrupção desportiva.

“Confirma-se a realização, no âmbito de investigações dirigidas pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP): "oito domiciliárias; uma, a uma fundação; seis, a instalações de três sociedades desportivas; nove, a outros tipos de sociedade; três, a dois clubes desportivos; e duas, a dois escritórios de advogados", lê-se no comunicado.

O ministério Público fez saber que a investigação incide em factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento.

“Estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional e relativos, nomeadamente, a contratos de parceria de cooperação financeiro-desportiva e respetivos aditamentos bem como a acordos de alteração de contrato de parceria”, informou o MP.

Investigam-se ainda a aquisição dos direitos desportivos e económicos dos jogadores por parte de clubes nacionais de futebol, empréstimos concedidos a um destes clubes e a uma sociedade desportiva “por um cidadão de Singapura com interesses em sociedades sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas e a utilização das contas do mesmo clube e de outro, para a circulação de dinheiro”.

O envolvimento de outros tipos de sociedades (algumas ligadas ao setor imobiliário), o pagamento em dinheiro de prémios de jogo, a satisfação de dívidas pessoais de dirigentes, a utilização por estes de valores dos clubes e a omissão declarativa de operações fiscalmente relevantes estão também a ser investigados.

Embora, o comunicado da PGR não refira o nome dos dois clubes, sabe-se que estes deverão ser o Benfica e o Santa Clara e que em causa estarão os negócios de três jogadores líbios e suspeitas de corrupção no caso Mala Ciao.