Comissão Europeia assina contrato para aquisição de vacina Pfizer dentro de dias

É possível que, em breve, a Comissão Europeia tenha acordos com cerca de seis farmacêuticas

Comissão Europeia assina contrato para aquisição de vacina Pfizer dentro de dias

A Comissão Europeia vai assinar “nos próximos dias” um contrato de aquisição de vacinas das farmacêuticas BioNTech e Pfizer, anunciou esta terça-feira a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides.

“Até agora, já concluímos três acordos, com a AstraZeneca, a Sanofi-GSK e a Johnson & Johnson, e já terminámos negociações com outras três produtoras de vacinas – a BioNTech e Pfizer, a Curevac e a Moderna -, portanto é provável que tenhamos um portefólio de cerca de seis vacinas promissoras", disse em entrevista a várias agências noticiosas, incluindo a Lusa. “Este era o nosso objetivo desde o início, ter um portefólio que nos permitisse ter maiores possibilidades de sermos bem-sucedidos no acesso a vacinas seguras e eficazes”, acrescentou Stella Kyriakides, numa entrevista que vai ser publicada na totalidade na quarta-feira, dia 11 de novembro.

Para a comissária europeia, a novidade sobre a vacina da Pfizer possuir eficácia de 90% no combate à covid-19 é “bastante encorajadora”.

“No caso da BioNTech e Pfizer, nós já concluímos as negociações e esperamos que este contrato seja assinado nos próximos dias", depois da adoção formal do documento no colégio de comissários na quarta-feira, avançou a responsável.

Stella Kyriakides explicou que a “Agência Europeia dos Medicamentos já começou a sua avaliação contínua dos dados relativos às vacinas da BioNTech e Pfizer e da AstraZeneca” no que diz respeito “a estudos laboratoriais, não a dados clínicos”.

A comissária europeia falou ainda da distribuição das vacinas pelos Estados-membros da União Europeia, explicando que será “baseada na população”, como ficou acordado entre os países, e decorrerá ao mesmo tempo quando se confirmar que as vacinas são eficazes e seguras.

Hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou em comunicado que o executivo comunitário vai aprovar, na quarta-feira, a aquisição de 300 milhões de doses da vacina da BioNTech e Pfizer, que considera ser “a mais promissora até agora”.

Até agora, a Comissão Europeia já assinou contratos com as farmacêuticas ​​​​​​​AstraZeneca (300 milhões de doses), a Sanofi-GSK (300 milhões) e a Johnson & Johnson (200 milhões).