Governo prepara resposta ao pico da pandemia: “Essa é a garantia que posso dar aos portugueses”, diz Lacerda Sales

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde diz, no entanto, que não é possível prever já quando será o pico da pandemia. 

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou esta quarta-feira, que o Governo está a preparar-se para o pico da pandemia de covid-19. “Agora, é certo que estamos a preparar-nos para o pico e estamos a preparar os nossos serviços hospitalares”, disse aos jornalistas quando visitava o Centro Distrital de Retaguarda Covid-19 do Porto.

Apesar de não fazer qualquer previsão para quando será o pico, que, segundo o secretário de Estado, só se saberá “após duas semanas de incubação na fase descendente”, Lacerda Sales disse que o Governo tem um plano traçado para o outono/inverno, que inclui preparar a capacidade de testagem e a capacidade de ventilação. "Essa é a garantia que posso dar aos portugueses”, prosseguiu.

Quando questionado sobre a colaboração entre o Serviço Nacional de Saúde e os hospitais privados para tratar doentes com covid-19, o governante explicou que já foram feitas várias transferências entre os hospitais, como para o Hospital- Escola da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, onde estão 43 novos infetados.

“Também estamos com acordos de adesão de outros grupos privados, como a Cuf e os Lusíadas, e também com o setor social, que é muito importante”, disse Lacerda Sales, concluindo que “todo o sistema de forma integrada está a funcionar – setor público, social e privado. E, é isso que é importante numa rede de saúde”.