Número de mortes causadas por surto de legionella sobe para nove

Morreu mais uma pessoa infetada com legionella, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos

O número de mortes causado pelo surto de legionella nos concelhos de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim subiu esta terça-feira para nove, adiantou a Administração Regional de Saúde no Norte (ARS-N) à agência Lusa.

Houve a registar mais uma morte de um infetado com legionella, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, adiantou a mesma fonte. Neste hospital já morreram sete pessoas desde 30 de outubro devido à doença. Outras duas morreram no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Já morreram, assim, nove pessoas, mas os casos diagnosticados mantêm-se nos 79 e há 24 doentes internados – no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde registou a maior redução de internados, passando de 17 para seis, onde já deram entrada mais de 28 pessoas desde o início do surto no Grande Porto; no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde já deram entrada, os pacientes internados passaram de 14 para 12; no Hospital de S. João, no Porto, continuam internados seis infetados – três em enfermaria, um em cuidados intermédios e dois em cuidados intensivos.

O Ministério Público já anunciou na semana passada a abertura de um inquérito para apurar as causas do surto, que permanecem desconhecidas. A Câmara de Vila do Conde já veio confirmar que os técnicos das Delegações de Saúde locais já estão no terreno a fazer análises a várias estruturas fabris e comerciais.