Novo Governo dos Açores toma posse na terça-feira

Cerimónia vai ter número reduzido de convidados e não existirá jantar oficial por causa da pandemia

O novo Governo Regional dos Açores, composto pelo PSD, CDS e PPM, vai tomar posse na terça-feira, dia 24 de novembro, refere uma nota enviada à imprensa esta quinta-feira pela presidência do parlamento açoriano.

“A sessão solene da tomada de posse do XIII Governo Regional dos Açores terá lugar no próximo dia 24 de novembro de 2020, pelas 15:00 [locais, 16:00 em Lisboa], na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta”, diz a nota. Assim, o líder do PSD nos Açores, José Manuel Bolieiro, é o presidente indigitado pelo representante da República.

A cerimónia “ocorrerá de forma diferente do habitual”, devido ao “atual contexto de pandemia que se vive na região”, com um número de convidados reduzido “sem jantar oficial”.

Recorde-se que o PS ganhou as legislativas regionais no dia 25 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta a que já estava habituado desde há 20 anos – conseguiu 25 dos 57 lugares da Assembleia Legislativa Regional. Assim, PSD, CDS-PP e PPM juntaram-se e conseguiram 26 deputados, pelo que anunciaram um acordo e estabeleceram outros com o Chega (um deputado) e o Iniciativa Liberal (dois deputados), alcançando a maioria absoluta com 29 deputados.