Movimento ‘A Pão e Àgua’ convoca nova manifestação em Lisboa

Movimento revela que são esperados na capital mais de 40 autocarros provenientes de todos os pontos do país.

O movimento ‘A Pão e Água’ vai voltar a sair à rua na próxima quarta-feira, dia 25 novembro, pelas 15h30. O protesto, que une profissionais de vários setores, como comércio, cultura, hotelaria, restauração e respetivos fornecedores, vai ocorrer em frente à Assembleia da República.

Em comunicado, divulgado esta sexta-feira, o movimento revela que são esperados na capital mais de 40 autocarros provenientes de todos os pontos do país.

“Este ano, a data de 25 de novembro está carregada de um simbolismo acrescido, uma vez que se trata do dia limite para o pagamento de impostos ao Estado, numa altura de claro desespero e incerteza em que os empresários e colaboradores de vários setores se encontram. O movimento ‘A Pão e Água’ considera que a atual situação atingiu o limite da sobrevivência dos negócios e dos postos de trabalho, após vários meses de encargos, sem perspetivas de futuro, sem apoios e sem diálogo”, lê-se no documento.

Os empresários exigem a adoção imediata do conjunto de medidas já apresentadas anteriormente, nomeadamente a atribuição de apoios a fundo perdido, aos restaurantes, bares, discotecas, organizadores de eventos, músicos, atores, produtores, entre outros, pela redução de horário, bem como, a todos os seus fornecedores diretos e indiretos, de forma a “atenuar as enormes dificuldades e assegurar, tanto a sobrevivência dos vários setores, como dos milhares de postos de trabalho que lhes estão associados”.

O movimento apela à participação de todos os que estão “a sofrer com medidas desmedidas, desproporcionais e injustas” em virtude do novo estado de emergência e ao respeito pela segurança e boa conduta de todos aqueles que pretendem juntar-se ao protesto.

O chefe de cozinha, Ljubomir Stanisic, que tem sido um dos rostos mais conhecidos do movimento, já tinha revelado que tinha sido convocada uma nova manifestação.