Efemérides de 23 de Novembro

1889 A primeira jukebox (aparelho eletrónico geralmente accionado por moedas, dinheiro ou cartão que tem por função tocar músicas escolhidas pelo cliente que estejam em catálogo) entrou em funcionamento há 131 anos, no saloon Palias Royale de São Francisco, EUA. 1914 O Congresso da República Portuguesa aprovou há 106 anos a participação na I Grande…

1889 A primeira jukebox (aparelho eletrónico geralmente accionado por moedas, dinheiro ou cartão que tem por função tocar músicas escolhidas pelo cliente que estejam em catálogo) entrou em funcionamento há 131 anos, no saloon Palias Royale de São Francisco, EUA.

1914 O Congresso da República Portuguesa aprovou há 106 anos a participação na I Grande Guerra, ao lado do Reino Unido (e portanto dos Aliados), já depois de terem partido as primeiras tropas para África em Setembro anterior – embora o Corpo Expedicionário português só seguisse para França em 1917.

1971 A China tornou-se há 49 anos (tempos de Mao Tse-tung) o 5º membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, numa manobra dos EUA (de Nixon) para conterem o Japão.

1996 O então Presidente russo (1991-99, primeiro eleito do país e sucessor de Gorbatchev como seu líder) Boris Ieltsin (1931-2007) ordenou há 21 anos a retirada completa das tropas russas da Tchetchénia, que ficou assim independente, depois de um conflito armado com Moscovo que se iniciara em 94.

2001 Foi inaugurado há 17 anos o Corte Inglês de Lisboa, sendo então a maior loja da cadeia espanhola, e empregando 2500 pessoas – levando a uma melhoria de todo o comércio português.

2016 Depois de quinze anos de investigação, um dos sonhos mais antigos dos alquimistas, transformar metais inferiores em ouro, foi conquistado por um grupo de cientistas do extremo leste russo, há 2 anos, não através de metais, mas sim de carvão – método imediatamente patenteado.

2019 Jorge Jesus, que teva mais sorte lá pelo Brasil, onde todos os treinadores portugueses têm sorte (pondo os jogadores brasileiros a trabalhar todos os dias ou quase, coisa a que não estão nada habituados), conquistou há 1 ano pela segunda vez a Taça Libertadores em futebol com o Flamengo.