Criador do ‘ice bucket challenge’ morreu aos 37 anos

Desafio tornou-se vira e angariou 200 milhões de euros para a investigação da doença de Lou Gehrig.

Um dos cofundadores da iniciativa solidária na internet ‘ice bucket challenge’ [desafio do balde de gelo], morreu este domingo aos 37 anos.

A iniciativa de Pat Quinn, criada em 2014, angariou mais de 200 milhões de euros em todo o mundo para a investigação da doença de Lou Gehrig, também conhecida como ELA, é uma doença do sistema nervoso que ataca as células nervosas no cérebro e na espinhal medula que não tem cura

Pat Quinn foi diagnosticado com Lou Gehrig, em 2013, um mês após o 30.º aniversário, lembrou a associação ELA, numa declaração na qual anunciou a morte de Quinn.

"Pat lutou contra a ELA com positividade e bravura e inspirou todos à sua volta", referiu a associação. "Aqueles de nós que o conhecíamos estão devastados, mas agradecidos por tudo o que ele fez para fazer avançar a luta contra a ELA. Os nossos pensamentos estão com a família Quinn e com todos os amigos e apoiantes. Pat foi amado por muitos de nós dentro da comunidade ELA e em todo o mundo", lê-se na mesma nota.

Em 2014, o ‘ice bucket challenge’ tornou-se viral nas redes sociais, e centenas de milhares de pessoas, incluindo artistas e desportistas, fizeram o desafio e publicaram as imagens, chamando a atenção para a doença.