‘Crónica dos Bons Malandros’ já tem data de estreia

A mais recente série da RTP estreia a 2 de dezembro, às 21h00, com um elenco de luxo.

Maria João Bastos, Joana Pais de Brito, Joana Barrios e Rui Unas são alguns dos atores que dão vida à versão televisiva do livro de Mário Zambujal, “Crónica dos Bons Malandros”, publicado em 1980.

São oito episódios desta produção da Ukbar Filmes e Moonshot Pictures, realizada por Jorge Paixão da Costa. Os “bons malandros” são os pequenos criminosos da Lisboa dos anos 80. Sete amigos que vivem à margem da lei, mesmo na fronteira, e que são incitados a roubar as famosas joias Lalique em exposição no Museu Calouste Gulbenkian.

O assalto é o tema central da história, ficando os espetadores também a conhecer os enredos da vida pessoal de cada um dos “malandros”, Arnaldo, “o Figurante”; Adelaide, “a Magrinha”; Flávio, “o Doutor”; Silvino, “o Bitoque”; Pedro, “o Justiceiro”; Renato, “o Pacífico” e Marlene, “a Voadora”.

O livro original de Mário Zambujal cumpre 40 anos de vida neste ano, e foi já alvo de várias adaptações. Foi logo o caso em 1984 da adaptação para o cinema por parte de Fernando Lopes, que contou com atores como João Perry, Lia Gama, Maria do Céu Guerra e Nicolau Breyner.