Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas presidenciais

Xi Jinping disse ao democrata que relações “saudáveis e estáveis” são a “expectativa comum da comunidade internacional”.

Xi Jinping deu, esta quarta-feira, os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. O Presidente chinês expressou ainda esperança num espírito de cooperação entre ambos os países, em que todos ficam a ganhar.

Em comunicado, Xi Jinping disse ao democrata que relações "saudáveis e estáveis" são a "expectativa comum da comunidade internacional".

"Esperamos que os dois lados mantenham o espírito de não-conflito e não-confronto, respeito mútuo e cooperação em que todos ganham, focando-se na cooperação, controlando as diferenças e promovendo o desenvolvimento saudável e estável das relações entre a China e os EUA", lê-se.

De realçar que a China foi um dos últimos países a felicitar o Presidente eleito dos EUA, Joe Biden. O Ministério dos Negócios Estrangeiros só o fez quase uma semana depois de ser conhecida a vitória – algo que na opinião dos analistas serviu para evitar tensões com Donald Trump.

Recorde-se que desde que Trump assumiu a presidência dos EUA, as relações entre China e EUA deterioram-se.

{relacionados}