Emigrantes que desembarquem na Madeira vão ser sujeitos a dupla testagem

Até agora esta medida dizia apenas respeito a estudantes madeirenses no exterior

Todos os emigrantes que desembarquem na Madeira nas próximas duas semanas serão sujeitos a uma dupla testagem, informou, esta quarta-feira, o Governo regional, que explica tratar-se de uma medida “essencial” de combate à covid-19.

“Os incómodos que esta medida acarretará para muitos dos nossos concidadãos não são comparáveis a uma situação de descontrolo da pandemia, que todos queremos evitar”, disse o presidente do executivo regional, Miguel Albuquerque, em videoconferência.

Recorde-se que a dupla testagem era, até agora, uma medida apenas válida para estudantes madeirenses no exterior.

Foram também anunciadas mais medidas de contenção da pandemia para o arquipélago da Madeira, entre as quais a proibição de circos e parques de diversão nem “noites de mercado”, que costumam reunir milhares de pessoas, a propósito da aproximação do Natal.

Miguel Albuquerque anunciou também que a corrida de São Silvestre está cancelada e que não é permitido vender e consumir bebidas alcoólicas na via pública, a não ser em esplanadas licenciadas.

O habitual espetáculo de fogo-de-artifício de fim de ano na Madeira vai acontecer na “data e horas previstas”, mas o Governo vai elaborar um plano para limitar a lotação dos espaços públicos, para evitar que se juntem aglomerados de pessoas para ver o fogo, como em praças, artérias e miradouros do Funchal.