18 profissionais do INEM estão infetados e 38 em quarentena

O registo mais elevado desde o início da pandemia.

Dezoito profissionais de saúde do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) testaram positivo para a covid-19 e 38 estão em isolamento profilático.

No boletim divulgado esta quinta-feira, o INEM revela que a 22 de novembro, 18 trabalhadores estavam infetados, 38 em isolamento profilático e 16 profissionais estavam sob vigilância da Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (CCIRA) do INEM. Este é o registo mais elevado desde o início da pandemia.

Na mesma nota, o INEM revela que se registou um “aumento do trabalho das equipas do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) dedicadas ao acompanhamento dos profissionais do INEM". Desde o início da pandemia estas equipas registaram um total de 361 intervenções.

Desde 1 de março “já foram efetuados 72.167 transportes de utentes com suspeita de covid-19”, revela o instituto, que recorda a definição de caso suspeito de covid-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor¸qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).