Série faz piada sobre transplante de rim de Selena Gomez e produtora pede desculpa

Piadas geraram polémica nas redes sociais e chegou a ser feita uma petição online para que a série seja cancelada

A produtora Peacock, da NBC, pediu desculpa a Selena Gomez por a nova série do canal de televisão Saved By The Bell, que é uma nova versão daquela que foi exibida de 1989 a 1993, ter feito referências humorísticas sobre o transplante de rim da cantora, operação que realizou em 2017.

Em causa está o sexto episódio da série, em que uns estudantes se debatiam sobre quem doou o rim à cantora. “Tenho a certeza de que a doadora foi a mãe do Bieber”, disse uma das personagens. “Quem me dera ter aqui o meu telemóvel para o provar”, continuou. Outra personagem disse que o rim foi doado por Demi Lovato. Noutra cena, a série mostra uma parede graffitada com a seguinte frase: “Será que a Selena ainda tem um rim?”.~

Veja aqui as cenas:

 

Esta situação gerou muita controvérsia nas redes sociais, especialmente entre os fãs da artista, que rapidamente puderam nas tendências do Twitter a hashtag “Respect Selena Gomez”, ou seja, “Respeitem a Selena Gomez”, no sábado. Aliás, chegou mesmo a ser criada uma petição online para que o reboot da série fosse cancelado.

Toda esta indignação levou a que a Peacock lançasse um pedido de desculpas em comunicado. “Pedimos desculpa. Nunca foi nossa intenção brincar com a saúde de Selena. Estivemos em contacto com a equipa dela e decidimos fazer uma doação para a sua associação – Selena Gomez Fund for Lupus Research at USC”, disse a produtora.

Recorde-se que Selena Gomez foi sujeita a um transplante de rim em 2017 e, na verdade, a doadora foi Francia Raisa, amiga da cantora, que também reagiu às piadas feitas na série.

“Como uma doadora de rim, quero mostrar o meu amor e deixar os outros doadores saber que não estão sozinhos. Vocês são reconhecidos. São tão corajosos e o vosso ato altruísta é muito apreciado e valioso”, escreveu no Twitter.

Depois do pedido de desculpas, Francia, de 32 anos, escreveu em resposta na mesma rede social:“agradecemos as desculpas, mas não vamos esquecer os doadores que se sentiram potencialmente ofendidos e rejeitados pela mensagem escrita na parede”.

Selena Gomez chegou a partilhar um registo fotográfico de alguns momentos depois da operação em que as duas amigas estavam juntas nas camas do hospital. “Não há palavras para descrever como posso agradecer à minha linda amiga Francia Raisa. Ela deu-me o melhor presente e sacrifício ao doar seu rim para mim”, escreveu na altura a cantora, no Instagram. “Eu sou incrivelmente abençoada. Amo-te muito”, completou.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Selena Gomez (@selenagomez)