Bélgica vai utilizar drones com câmaras e altifalantes para garantir cumprimento de medidas no Natal e Ano Novo

É um dos países mais afetados pelo novo coronavírus na Europa.

A Bélgica vai utilizar drones com câmaras térmicas em vários municípios da região da Flandres, no norte do país, no Natal e no Ano Novo, para dissuadir a população de não cumprir as regras definidas pelo Governo para controlar a propagação da pandemia. 

Estão previstas multas, que poderão levar ao pagamento de uma coima até 250 euros, para quem não respeitar as restrições impostas para combater o novo coronavírus, como o recolher obrigatório às 00h00 na noite de dia 24 de dezembro.

Algumas das câmaras térmicas vão ter altifalantes instalados para que as autoridades possam falar diretamente com as pessoas que não estejam a cumprir as normas. 

O sistema de vigilância vai estar em prática nas cidades de As, Bocholt, Bree, Genk, Houthalen-Helchteren, Kinrooi, Oudsbergen e Zutendaal, todas na região da Flandres. 

A Bélgica é um dos países mais afetados pelo novo coronavírus na Europa, sendo aquele que regista o maior número de mortes em relação à sua população, com 151 mortes por 100 mil habitantes.