Efemérides de 11 de dezembro

 Fundação há 74 anos da UNICEF (Fundo da ONU para a infância)

1909 Foi fundado há 111 anos o Aero Club de Portugal, no Terreiro do Paço, com instalações aeronáuticas em Tires, o mais antigo organismo da área em Portugal e um dos mais velhos do mundo.

1937 A Itália fascista de Mussolini foi expulsa há 83 anos da Liga das Nações, não se impedindo assim a II Guerra Mundial lançada pelas potências do Eixo (onde a Itália fascista e o Japão apoiavam a Alemanha nazi).

1946 Fundação há 74 anos da UNICEF (Fundo da ONU para a infância) com presença em 193 países – pelo que é também o seu Dia Internacional.

1975 Pouco depois do restabelecimento de uma democracia parlamentar-orgânica em 25 de Novembro anterior, foi lançado há 45 anos por um grupo de jornalistas despedidos do DN (a maioria do PS e PSD) o matutino lisboeta O Dia, que mais tarde se tornaria um jornal claramente de Direita, e acabaria por fechar falido.

1997 Assinatura há 23 anos do Protocolo de Quioto, um Tratado Internacional (muito insuficiente) para a redução de gases de efeito estufa.

2003 Foi aprovada há 17 anos em Portugal (Governo de Durão Barroso) a privatização do Notariado.

2006 O 1.º Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura foi atribuído há 14 anos ao poeta e tradutor português José Bento.

2015 Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi oficialmente aceite há 5 anos no grupo de Cidades da Música da UNESCO, e a vila de Óbidos entrou no universo das "cidades da literatura" da mesma UNESCO.

2016 Numa entrevista ao jornal italiano La Repubblica, há 4 anos, o Papa Francisco afirmou que são os comunistas que “pensam como os cristãos”.

2019 Descobriram há 1 ano uma cova na Indonésia com uma pintura rupestre de uma cena de caça, a más antiga do mundo conhecida até ao momento, com ao menos 44.000 anos de antiguidade.