Eduardo Cabrita enviou carta à mulher de Ihor Homeniuk

Valor da indeminzação do Estado à família ainda está por definir

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, entregou esta sexta-feira uma carta à embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, para a viúva de Ihor Homeniuk, Oksana Homeniuk, “dando-lhe conhecimento da decisão do Governo assumir, em nome do Estado português, a responsabilidade pelo pagamento de uma indemnização”, informou o ministério da Administração Interna em comunicado.

A nota dá conta ainda do encontro de Eduardo Cabrita com Inna Ohnivets, “para lhe dar nota das decisões tomadas pelo Governo relativas à morte do cidadão Ihor Homeniuk, em março, nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no aeroporto de Lisboa”.

Através deste comunicado, o ministro informou que explicou “as diligências em curso para o apuramento dos factos ocorridos no aeroporto de Lisboa, bem como das respetivas responsabilidades criminais e disciplinares”. Recorde-se que três inspetores estão em prisão domiciliária, acusados de homicídio, e foram abertos processos disciplinares a outros 12 inspetores do SEF.

A quantia da indemnização entregue à família do ucraniano, que deixa uma mulher e dois filhos menores, vai ser ainda definida pela Provedoria de Justiça.