António Costa diz que 5 de janeiro é “um excelente dia” para começar a primeira fase de vacinação contra a covid-19

O primeiro-ministro diz que os Estados membros da UE devem começar o plano de vacinação na mesma altura. 

António Costa disse, esta sexta-feira, que espera que todos os Estados-membros da União Europeia (UE) iniciem o plano de vacinação contra o novo coronavírus na mesma data e que colocar a primeira semana do ano de 2021 para o arranque do plano "seria uma boa meta com que todos nos devíamos comprometer", depois de ter reunido com o Conselho Europeu, em Bruxelas. 

"Sugeri, efetivamente, que pudéssemos tentar coordenar o esforço para que arrancássemos todos no mesmo dia com o processo de vacinação. Para termos imunidade de grupo, à escala da União Europeia, não basta que um país alcance essa imunidade de grupo, é um esforço que tem de ser realizado simultaneamente em todos os estados", afirmou o primeiro-ministro português. 

António Costa recordou, durante o seu discurso, que a Agência Europeia do Medicamento prevê licenciar a primeira vacina contra o novo vírus a 29 de dezembro. Questionado sobre se 5 de janeiro seria uma boa data para iniciar a primeira fase de vacinação, o governante disse que se tratava de "um excelente dia" visto ser o "segundo dia útil" do ano. 

O primeiro-ministro português sublinhou ainda a união entre os Estados-membros da UE no plano de vacinação. "Quando muitas vezes se diz que é preciso aproximar a Comissão Europeia dos cidadãos, não há melhor forma, e mais oportuna, do que a presidente da Comissão disponibilizar aos 27 estados-membros, simultaneamente, as primeiras doses de vacinas que vão ser administradas para o combate à covid", apontou. 

Recorde-se que a UE já assinou contratos com várias empresas que desenvolveram vacinas contra o novo coronavírus, como a BioNTech e Pfizer, a Moderna e a Johnson & Johnson.