Ventura formaliza candidatura a Belém na sexta-feira com entrega de assinaturas no Constitucional

Candidatos têm até 30 dias antes das eleições presidenciais, marcadas para 24 de janeiro de 2021, para apresentar as assinaturas no TC.

Ventura formaliza candidatura a Belém na sexta-feira com entrega de assinaturas no Constitucional

O deputado único e presidente do Chega, André Ventura, vai formalizar a sua candidatura à Presidência da República esta sexta-feira, dia 18, às 15h30 com a entrega das assinaturas, exigidas por lei, no Tribunal Constitucional, apurou o SOL.

Recorde-se que André Ventura foi o primeiro nome a entrar na corrida a Belém, em março passado. Mas só agora, com a entrega das assinaturas no TC é que a candidatura se torna oficial, sublinhe-se que o líder do Chega se antecipa assim ao prazo-limite, estabelecido pela Comissão Nacional de Eleições, que obriga à entrega das assinaturas 30 dias antes das eleições presidenciais, marcadas para 24 de janeiro de 2021.

Até ao momento, só João Ferreira, eurodeputado e candidato da CDU, é que já entregou, na quinta-feira passada, as assinaturas no Constitucional.

Os restantes candidatos à Presidência da República são o atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a antiga eurodeputada socialista Ana Gomes, a eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, o presidente do RIR – Reagir, Incluir, Reciclar, Vitorino Silva – conhecido por "Tino de Rans” -, o empresário Paulo Alves e Tiago Mayan Gonçalves, apoiado pelo Iniciativa Liberal, que ainda não apresentou as assinaturas, mas que afirmou já ter mais do que as necessárias para o fazer.

Destaque ainda para o presidente do Partido Democrático Republicano, Bruno Fialho, que anunciou este sábado a retirada da candidatura no contexto da crise económica provocada pela pandemia.