Politica

Primeiro-ministro testou negativo à covid-19

Costa “mantém o isolamento profilático preventivo, aguardando que a autoridade de saúde defina o confinamento resultante do contacto de risco" que manteve com Macron.

António Costa testou negativo para a covid-19, anunciou o gabinete do primeiro-ministro.

De realçar que o chefe do Executivo socialista realizou um teste de despiste à covid-19 na manhã desta quinta-feira, já previamente agendado no âmbito da sua deslocação às Forças Nacionais Destacadas (FND) na República Centro-Africana e Mali e visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, previstas para os dias 18 a 20 de dezembro, e antecipado depois de saber que o presidente francês, Emmanuel Macron, com quem esteve ontem, tinha testado positivo para o novo coronavírus.

Segundo a mesma fonte, Costa “mantém o isolamento profilático preventivo, aguardando que a autoridade de saúde defina o confinamento resultante do contacto de risco, na sequência da reunião de trabalho presencial que teve ontem” com Emmanuel Macron.

O primeiro-ministro mantém toda a atividade executiva e a agenda de trabalho não presencial, tendo já hoje presidido por videoconferência à reunião sobre o Plano Nacional de Vacinação de combate à covid-19 e estando a presidir, também por videoconferência, à reunião de Conselho de Ministros.

Face ao sucedido, Costa já tinha anunciado o cancelamento da sua deslocação a África e garantiu que estava “bem e sem quaisquer sintomas”.