Camionistas britânicos proibidos de levar sandes de fiambre e queijo para a UE

A partir de 1 de janeiro, os camionistas ficam proibidos de transportar produtos de carne ou lácteos do Reino Unido para dentro da União Europeia, mesmo que sejam para consumo próprio.

Camionistas britânicos proibidos de levar sandes de fiambre e queijo para a UE

É uma das medidas de um plano de regulação de biosegurança, que proíbe o transporte de produtos de origem animal, bem como algumas plantas e produtos vegetais, para dentro da União Europeia.

A partir das 23h do dia 31 de dezembro, todos os camionistas, e turistas também, que sejam apanhados com estes produtos serão obrigados a desfazer-se deles antes de cruzar a fronteira para o continente europeu. O transporte de chocolates e doces mantém-se ainda assim permitido.

A norma nasce do Departamento para o Ambiente, Comida e Assuntos Rurais britânico, que realizou uma extensa guia para o transporte de mercadorias entre o Reino Unido e a Europa, a partir do 1 de janeiro de 2021, quer haja ou não acordo para o Brexit.

Esta medida vem agravar-se com as colossais filas de trânsito que se começam a fazer sentir em Kent e Calais. À medida que se aproxima o fim do ano, e, por consequência, o fim da possibilidade de realizar um acordo para o Brexit, as empresas correm a conseguir realizar as últimas entregas dentro do contexto europeu.

“Bens pessoais contendo carne, leite ou derivados trazidos para a UE continuam a representar uma ameaça real para a saúde animal em toda a união. Sabe-se, por exemplo, que patógenos perigosos que causam doenças animais como a febre aftosa e a peste suína clássica podem residir na carne, no leite ou derivados”, disse a Comissão Europeia.