‘Vitalina Varela’ de Pedro Costa é o novo candidato português à nomeação para os Óscares

Nomeações para os Óscares serão conhecidas em março.

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) revelou, esta segunda-feira, que, depois da exclusão de ‘Listen’, a obra ‘Vitalina Varela’, de Pedro Costa, é o novo candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional.

"Após a exclusão de 'Listen', comunicada na passada sexta-feira dia 18, procedeu-se a uma segunda votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, no sentido de garantir nova oportunidade de voto a todos os que haviam selecionado o filme na primeira votação, assegurando a maior representatividade possível na escolha do candidato de Portugal", lê-se num comunicado da APC.

Recorde-se que a Academia de Cinema dos Estados Unidos rejeitou a candidatura portuguesa do filme ‘Listen’, de Ana Rocha de Sousa, à nomeação para Melhor Filme Internacional, tendo em conta um dos critérios de elegibilidade que obriga a que pelo menos 50% do filme candidato seja falado em língua não-inglesa.

O filme de Ana Rocha de Sousa tinha sido o mais votado pelos membros da APC, entre os filmes ‘Mosquito’, de João Nuno Pinto, ‘Patrick", de Gonçalo Waddington, e ‘Vitalina Varela’, de Pedro Costa.

‘Vitalina Varela’, o novo candidato, estreou em agosto do ano passado no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde ganhou o Leopardo de Ouro e o Leopardo de melhor interpretação feminina.