André Ventura recusa-se a pagar multas por discriminação étnica

Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racional condenou esta terça-feira o líder do Chega a pagar uma multa de 3.370 euros

André Ventura afirmou esta terça-feira numa conferência de imprensa no Parlamento que não irá pagar a multa que lhe foi aplicada a propósito de uma publicação que fez nas redes sociais sobre a comunidade cigana em 2017.

O jornal Público noticiou hoje que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racional condenou o líder do Chega a pagar uma multa de 3.370 euros por discriminação étnica na forma de assédio. André Ventura confirmou a notícia e adiantou ainda que não vai pagar a coima.

“Escusado será de dizer que não pagarei nenhuma destas multas, em primeiro lugar porque não reconheço a esta entidade nenhuma autoridade para subverter o Estado de Direito e para limitar a liberdade de expressão de um cidadão, de um deputado da nação e líder político. Portanto, lamento muito que tenhamos chegado a este ponto”, disse, no Parlamento.

Ventura lembrou ainda que “há umas semanas” foi igualmente multado por outros comentários que fez na rede social Twitter, novamente sobre a comunidade cigana.

“Agora temos outro processo. É vergonhoso o que estamos a assistir em Portugal. Estamos perante uma perseguição a um líder político com base na sua liberdade de expressão”, completou.

{relacionados}