Telecomunicações caem 1,03% em novembro

No entanto, a Anacom indica que na soma dos últimos 11 meses, os preços da telecomunicações em Portugal aumentaram 6,7%, enquanto na União Europeia (UE) desceram 10,6% durante o mesmo período.

Em novembro, os preços das telecomunicações registaram uma descida de 1,03% em comparação com o mesmo mês de 2019, revelou esta segunda-feira Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

A redução “reflete sobretudo a entrada em vigor no dia 15 de maio de 2019 das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações intra-UE”, explica a Anacom em comunicado.

No entanto, os valores das telecomunicações cresceram 0,12% face a outubro em resultado do aumento registado nas ofertas de triple-play. Na soma dos últimos 11 meses, o regulador indica que em Portugal os preços das telecomunicações aumentaram 6,7%, enquanto na União Europeia (UE) desceram 10,6% durante o mesmo período.

Portugal surge no grupo de oito Estados-membros onde os preços das telecomunicações aumentaram no período considerado, sendo que apenas a Roménia (+17,5%) e a Eslovénia (+6,9%) registaram aumentos superiores. Por outro lado, a Dinamarca lidera a lista dos países da UE onde os preços das telecomunicações mais baixaram entre 2009 e novembro de 2020 (-31,9%).