Reino Unido autoriza vacina AstraZeneca/Oxford

País encomendou doses suficientes para vacinar 50 milhões de pessoas

O Reino Unido aprovou esta quarta-feira a vacina contra a covid-19 da farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford, revelou o Ministério da Saúde britânico.

O país encomendou 100 milhões de doses, quantidade para vacinar 50 milhões de britânicos, avança a BBC. Segundo o ministro da Saúde, Matt Hancock, a vacinação deve começar no dia 4 de janeiro.

Para o responsável da AstraZeneca, Pascal Soriot, “hoje é um dia importante para milhões de pessoas no Reino Unido que vão ter acesso a esta nova vacina”que “tem demonstrado ser eficaz, bem tolerada, simples de administrar e é fornecida pela AstraZeneca sem qualquer lucro”.

A revista médica “The Lancet” dava conta de que, quando administrada em duas doses completas, a vacina da AstraZeneca/Oxford é 62% eficaz, número que aumenta para 90% quando administrada metade da primeira dose e uma dose completa na segunda.

Ao contrário da vacina desenvolvida pela Pfizer, esta não precisa de ser armazenada a temperaturas de 70 graus negativos, pode ser guardada num frigorífico normal.