2021 – O ano R!

É preciso investir na economia. É preciso investir nas empresas! Mas, para isso, é preciso investir nas Pessoas! Todos nós, de uma maneira ou de outra, somos Recursos mas, acima de tudo, somos Humanos! Que 2021 seja um ano para Reumanizar o trabalho!

Por Carla Marisa Rebelo de Magalhães, Diretora da licenciatura de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa

Segundo o Banco de Portugal, a taxa de desemprego deverá ficar nos 7,2% em 2020, e subir para os 8,8% em 2021. Para além desta previsão, para 2021, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico aponta para uma taxa de desemprego de 9,5%, o Governo de 8,2% e o Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia de 7,7%. Segundo, ainda, um estudo da Euler Hermes, Portugal tem 40 mil desempregados ‘invisíveis’, os quais impactam o consumo em cerca de 15 milhões de euros mensais. Perante estes dados, é necessário que haja um compromisso global, em 2021, para que o nosso país possa:

Recuperar – Para muitos, 2021 será um ano para Renascer, Recomeçar, Revitalizar, Reerguer. Será um ano para pôr em prática o que já sabemos, mas também o que aprendemos.

Requalificar – É uma medida que integra o plano de apoio à economia para 2021 e sem a qual não será possível o país progredir de forma sustentável.

Reestruturar – Uma palavra que tanto se tem ouvido nos últimos tempos (com protagonistas como o SEF, TAP, Novo Banco…) e que esperemos que venha a ser utilizada com sapiência, inteligência e Respeito.

Ressocializar – Algo que teremos que aprender, pois estamos muito agarrados a protocolos, regras e restrições, que nos afastaram e fizeram acreditar que é saudável viver com tantas barreiras entre nós.

Rememorar – Não devemos esquecer 2020, mas sim recordá-lo como um ano em que travamos uma guerra, que uns já perderam, mas outros continuam a enfrentar. Por por todos nós, 2020 é um ano para Recordar!

Respaldar – Com uma luz ao fundo do túnel, não é tempo para desunir, mas sim para corroborar, apoiar, aceitar, abraçar.

Recompensar – Devemos Reconhecer o trabalho de todos aqueles que se empenharam (e continuam a empenhar), de forma cabal, nesta luta.

Mas para que todos estes R´s façam sentido, é preciso realçar o mais importante de tudo – os nossos Recursos! Humanos! Muitas empresas perceberam – algumas de forma bastante dolorosa – que o esforço, a dedicação e a capacidade de adaptação e de Resiliência dos seus Recursos Humanos é o seu ativo mais importante para responder a uma crise que chegou sem aviso prévio e se instalou de forma tão invasiva. 

Que uma das Resoluções para 2021 – para além das tão desejadas recuperação económica e erradicação da pandemia – passe por uma aposta real e efetiva nos nossos Recursos Humanos, que em tantas esferas têm sido negligenciados. Que 2020 tenha servido para mostrar às nossas empresas que a luta que travamos não é apenas contra uma pandemia, mas também contra a desumanização, a discriminação, a injustiça, a insensibilidade e tantas outras toxicidades associadas ao mundo laboral. Sim!

É preciso investir na economia. É preciso investir nas empresas! Mas, para isso, é preciso investir nas Pessoas! Todos nós, de uma maneira ou de outra, somos Recursos mas, acima de tudo, somos Humanos! Que 2021 seja um ano para Reumanizar o trabalho!