Costa recebe Charles Michel no primeiro encontro oficial da presidência portuguesa do Conselho da UE

Agenda inclui visita ao Mosteiro dos Jerónimos, onde foi assinado, em 1985, o Tratado de Adesão de Portugal à CEE, atual União Europeia.

Costa recebe Charles Michel no primeiro encontro oficial da presidência portuguesa do Conselho da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, recebe, esta terça-feira, o presidente do Conselho Europeu para uma reunião de trabalho, na qual participará também o Ministro dos Negócios Estrangeiros e a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

A reunião começará por volta das 15h30 no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. O primeiro encontro oficial da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia inclui ainda uma breve visita simbólica ao Mosteiro dos Jerónimos, local onde foi assinado o Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (atual União Europeia), em 1985.

Mais tarde, pelas 18h30, o CCB será também palco do espetáculo inaugural da presidência portuguesa, com um concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa, conduzido pela maestrina Joana Carneiro.

Ana Moura, Carminho, Camané, Sara Correia e a guitarrista Marta Pereira da Costa também marcarão presença em palco, onde Carlos do Carmo, que morreu aos 81 anos na sexta-feira passada, será homenageado.

Sublinhe-se que Portugal assumiu a sua quarta presidência do Conselho da UE no dia 1 de janeiro, a qual se estenderá durante o primeiro semestre de 2021, sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.