OMS pede aos governos que trabalhem em conjunto para garantir distribuição equitativa das vacinas

OMS considera que o mundo está numa “corrida” para proteger os sistemas de saúde e salvar vidas.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse, esta terça-feira, que o mundo está “numa corrida para salvar vidas” e apelou aos governos para trabalharem em conjunto de forma a garantir uma distribuição equitativa das vacinas contra a covid-19.

"Apelo a todos os governos a trabalharem em conjunto no sentido de uma distribuição equitativa" das vacinas a nível global, disse o responsável, em conferência de imprensa.

O diretor-geral da OMS apelou ainda aos grupos farmacêuticos para reforçarem a sua produção de vacinas contra a covid-19, tendo em conta a iniciativa global Covax, para fazer chegar vacinas aos países mais pobres.

"Estamos numa corrida para prevenir infeções, baixar o número de casos, proteger sistemas de saúde e salvar vidas, enquanto estão a ser lançadas vacinas seguras", disse.

Tedros Adhanom Ghebreyesus reconheceu que, apesar de vários países já terem iniciado a vacinação, em alguns o número de casos da doença é tão elevado que hospitais e unidades de cuidados intensivos estão a "chegar a níveis perigosos".

"Apelamos a todos os países para reforçarem os testes e a sequenciação do vírus para podermos monitorizar e responder eficazmente a qualquer alteração", rematou.