Taxa de desemprego em novembro sobe para 7,2%

Em Portugal, a taxa de desemprego em novembro mostra alguma melhoria face aos meses anteriores. No entanto, cresceu 1,5 pontos percentuais face ao mesmo período do ano passado.

Em novembro, a taxa de desemprego deverá ter sido de 7,2%, o que representa uma melhoria de 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior. A estimativa é do Instituto Nacional de Estatística (INE) que revela ainda que, em termos homólogos, a taxa verificada em novembro fica 1,5 pontos percentuais acima da registada em igual período de 2019.

Ainda quanto aos dados provisórios de novembro, o INE destaca o aumento de 0,6% da população empregada face ao mês anterior e 2% em relação aos três meses anteriores. No entanto, face ao mesmo mês de 2019, regista-se uma quebra de 0,9%.

Já a população desempregada diminuiu 3,1% em relação ao mês de outubro e 9,4% face aos três meses anteriores. No entanto, regista um aumento de 8,1% quando comparada a novembro de 2019.

No que diz respeito à taxa de subutilização de trabalho, esta situou-se em 14%, menos 0,9 pontos percentuais face ao mês anterior e 1,5 pontos percentuais superior à do mesmo mês de 2019.

A diminuição mensal da taxa de subutilização do trabalho em novembro “resultou da diminuição de todos os indicadores que a compõem, com destaque para o número de inativos disponíveis mas que não procuram emprego (menos 8,9%)”, justifica o gabinete de estatística.