UE garante compra de mais 300 milhões de doses da vacina da Pfizer

Ursula von der Leyen afirma que vacinas a chegar “serão mais do que suficientes para vacinar toda população”.

UE garante compra de mais 300 milhões de doses da vacina da Pfizer

A Comissão Europeia chegou a acordo com a Pfizer e BioNTech para a aquisição de 300 milhões de doses adicionais da vacina contra a covid-19, anunciou a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, esta sexta-feira.

Von der Leyen explicou que a Comissão negociou a extensão do contrato com a Pfizer e BioNTech, junto de quem já tinha adquirido 300 milhões de doses da vacina, para duplicar o número de doses. Revelou ainda que 75 milhões destas doses adicionais estarão disponíveis "já a partir do segundo trimestre" e que as restantes entregues no terceiro e no quarto trimestres.

Bruxelas garante assim "um número de doses que permite vacinar 380 milhões de europeus, mais de 80% da população europeia", sublinhou Von der Leyen.

"Temos muitos projetos para o ano de 2021, e isso é particularmente verdadeiro para a reconstrução económica. Mas tudo isso pressupõe que vamos conseguir vencer a pandemia. Para tal, devemos vacinar o maior número de europeus e europeias o mais rapidamente possível. E por isso é que estou feliz com este desenvolvimento muito positivo hoje", afirmou, acrescentando que "outras vacinas se seguirão nas próximas semanas e meses".