DGS diz que janelas não precisam de estar abertas durante as aulas quando está frio

Com a situação meteorológica atual, o arejamento das salas pode ser feito durante os intervalos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) veio esclarecer esta, sexta-feira, que sempre que possível, "devem manter-se as janelas e/ou portas abertas, mas que face à situação meteorológica atual há alternativas que também permitem uma adequada circulação do ar.

{relacionados}

Numa nota enviada à imprensa, na sequência dos relatos de frio no interior de várias salas de aula no país, a DGS sublinha que o arejamento pode ser feito quando não estiver ninguém na sala.

"Face à presente situação meteorológica, quando não existam equipamentos de ventilação mecânica nas salas de aula ou outros espaços utilizados para lecionação, o arejamento pode ser realizado de forma natural durante os intervalos, garantindo a ventilação e renovação do ar interior", lê-se no comunicado.

"É de salientar que, tal como consta nas Orientações da DGS, é permitida a utilização de ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), por forma a garantir o conforto térmico, apesar de o arejamento (renovação do ar) dos espaços dever ser feito preferencialmente com ventilação natural", acrescenta a DGS.