Detetado sinal de vida do avião que caiu no mar na Indonésia

Um sinal vindo do Boeing 737-500 que se despenhou no mar, perto da capital da Indonésia, foi detetado, neste domingo, por um responsável das forças armadas. O avião tinha 62 pessoas a bordo.

Detetado sinal de vida do avião que caiu no mar na Indonésia

Um navio da marinha conseguiu detetar “um sinal do aparelho (…) e uma equipa de mergulhadores desceu e encontrou bocados do aparelho, destroços e peças com números de identificação, entre outros", afirmou o comandante das forças armadas indonésias, Hadi Tjahjanto, citado no comunicado do Ministério dos Transportes.

Ainda não se sabe se este sinal era proveniente da “caixa negra” do aparelho, explicou o Ministério.

As autoridades policiais já tinham anunciado a descoberta de destroços e pedaços de corpos encontrados na zona onde desapareceu no largo em Jakarta, um avião Boeing 737-500 da companhia aérea indonésia Sriwijawa, com 62 pessoas a bordo.

"Esta manhã recebemos dois sacos, um com objetos pertencentes aos passageiros e outro com bocados de corpos", referiu o porta-voz da polícia Yusri Yunus ao órgão de comunicação televisivo Mero TV.

Até ao momento, as autoridades ainda não avançaram qualquer informação sobre as possíveis causas do acidente.

Centenas de elementos dos serviços de socorro, dez navios de guerra, helicópteros e ainda mergulhadores estão a procurar vestígios do avião, no mar, ao largo de Jakarta e perto das ilhas turísticas.

O avião da Sriwijawa, que fazia a ligação entre Jakarta e Pontianak, perdeu o contacto com os controladores aéreos neste sábado, pelas 7h40 horas em Portugal continental, na parte indonésia da ilha do Bonéu. O voo demorou cerca de quatro minutos apenas.

Este voo, que duraria estimadamente 90 minutos, tinha a bordo 50 passageiros e 12 tripulantes, todos de origem indonésia, disseram as autoridades.

O avião era um Boeing 737, que já operava há 26 anos, e não pertencia à nova geração dos Boeing 737 MAX.

{relacionados}