Covid-19. Brasil começou a vacinar esta segunda-feira

O início da vacinação estava programado para a próxima quarta-feira mas foi antecipado devido à pressão dos governadores regionais.

Covid-19. Brasil começou a vacinar esta segunda-feira

O Brasil começou a vacinar a população esta segunda-feira com recurso à vacina chinesa CoronaVac e AstraZeneca, cujo uso de emergência foi aprovado no domingo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Monica Calazans, uma enfermeira de 54 anos que trabalha na Unidade de Cuidados Intensivos de um hospital em São Paulo, foi a primeira pessoa a ser vacinada no país, minutos depois da aprovação das vacinas. “Falo com segurança e propriedade, não tenham medo”, afirmou, citada pelo jornal brasileiro G1. 

Apesar de a vacinação ter começado em São Paulo – estado onde foram realizados vários testes de vacinas contra o novo coronavírus –, a restante população brasileira só iria começar a ser vacinada na próxima quarta-feira. No entanto, o Ministério da Saúde cedeu à pressão dos governadores regionais e antecipou o início da vacinação. 

“Acho que podemos começar a vacinar hoje a parir das 17h [20h em Lisboa], até ao final da tarde”, declarou Eduardo Pazuello, ministro da Saúde. “A todas as famílias das vítimas, recebam nossa solidariedade. É muito difícil perder alguém que amamos. O primeiro passo foi dado para a maior campanha de vacinação do mundo”, disse. 

O Governo brasileiro tem disponíveis seis milhões de doses: 4.636.936 foram enviadas para outros estados brasileiros e 1.357.640 ficarão em São Paulo. 

O Brasil é um dos países mais atingidos do mundo pela pandemia de covid-19, registando 209.847 óbitos e mais de 8,4 milhões de casos.