Escolas secundárias dos concelhos de maior risco começam a realizar testes rápidos esta quarta-feira

Os estabelecimentos públicos e privados do ensino secundário vão realizar testes antigénios (Trag) nesta quarta-feira. Os Ministérios de Educação e da Saúde elaboraram um documento para o consentimento “infomado a obter juntos dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa”.

Os Ministérios da Educação e da Saúde anunciaram, esta terça-feira, o arranque da campanha de testagem rápida, através de teste antigénio (Trag), nos estabelecimentos de ensino público e privado do ensino secundário, nos concelhos de risco extremamente elevado.

O “trabalho conjunto das áreas governativas da Saúde e da Educação” tem como principal objetivo “aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos de SARS-CoV-2, em alunos, pessoal docente e não docente”, indica o comunicado divulgado ao Nascer do SOL.

“Em caso de identificação de surtos ativos será intensificada a testagem, envolvendo e priorizando toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertença”, explicam os Ministérios.

Para esta operação, “a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), em colaboração com as respetivas estruturas regionais e com as Administrações Regionais de Saúde” elaboraram um documento para o consentimento "infomado a obter juntos dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa”.