Etiqueta

Etiqueta Moderna no Teletrabalho

Mesmo em teletrabalho continuamos a ser avaliados em vários níveis.


A modalidade de teletrabalho tem sido uma realidade de muitos de nós em muitas profissões, como nunca antes tinha acontecido, em Portugal e também em muitos outros países. Mas não é pelo facto de estar a desenvolver a sua atividade profissional em casa que deve descurar de um conjunto de princípios diários que habitualmente cumpria. Na realidade, vejamos que aquilo que muda é o facto de não se estar sujeito a deslocações para o local de trabalho nem estar em contacto presencial com colegas, parceiros de negócio e/ou clientes.

Lembre-se que mesmo em teletrabalho continuamos a ser avaliados, a vários níveis, nomeadamente sempre que participamos em reuniões virtuais, webinars, conferências, entre outras formas de exposição virtual.

Por uma questão de etiqueta moderna, quando estiver em regime de teletrabalho, coloque em prática as seguintes 7 regras:

 

1 - Mantenha os seus principais horários de rotina;

É dos princípios mais importante a manter. Afinal, a única alteração da nossa rotina é a inexistência de deslocações que nos poupam tempo. Tempo esse que deve ser aproveitado para melhor organizar a sua agenda de trabalho diária.

 

2 - Mantenha a barba cuidada como tem hábito de usar;

Mesmo em teletrabalho, não deve em caso algum descurar deste pormenor que, em muitas situações, se revela um pormenor por parte de quem o está a analisar/avaliar.

3 - No caso das senhoras, é aconselhável manter o ritual da maquilhagem como hábito, se for o caso;

Convém relembrar que também passámos a ter uma imagem digital, sobretudo com o trabalho virtual. A diferença está no ecrã, continuamos a ser alvo de apreciação e escrutínio pelos outros.

 

4 - Vista-se como se fosse para a empresa/organização/entidade;

A única diferença é o tipo de espaço físicos. De resto, continuamos a exercer a nossa profissão, com tudo o que ela implica, nomeadamente o dress code profissional praticado.

 

5 - Mantenha cabelo arranjado, evitando fazer reuniões virtuais despenteado(a);

Tantas e quantas vezes não esta situação acontece em plataformas virtuais de trabalho, passando uma imagem desleixada sem necessidade nenhuma?

 

6 - Defina o seu espaço de escritório em casa;

É importante que o faça, para que este novo espaço de trabalho condiga a nível de décor com um ambiente minimamente profissional. Na falta de um escritório em casa, é preferível fazer a reunião virtual na sala.

 

7 - Mesmo trabalhando em casa, não se atrase para as reuniões virtuais que tiver.

Não existem motivos para atrasos em reuniões online, bem como para outro tipo de compromissos profissionais à distância de um clique numa plataforma digital.